Tratamento da cólica renal

1 - VISÃO GERAL


O que é cólica renal?

A cólica renal é a dor que pode ocorrer quando um cálculo fica alojado numa parte do seu trato urinário, geralmente no ureter. Outros problemas do tracto urinário, como infecção, espasmo ou estreitamento do ureter, também podem causar dor. Os cálculos formam-se quando minerais ou outras substâncias se acumulam, se juntam e criam cristais. Esses cálculos podem estar localizados em qualquer parte do seu sistema urinário -  rins (cálculos renais), bexiga (cálculos na bexiga) ou ureteres (cálculos uretéricos). Dependendo do tamanho e da localização do cálculo, a cólica renal pode variar de leve a grave.


Como a cólica renal afeta o meu corpo?

Um cálculo no seu trato urinário pode ser tão pequeno quanto um grão de areia ou tão grande quanto uma bola de golfe. Quanto maiores os cálculos crescem, mais dolorosos eles podem se tornar.


Quão comum é a cólica renal?

Estima-se que de 5% a 15% da população sofra de cólica renal ao longa da sua vida.


Posso ter cólica renal sem ter cálculos?

Sim. Por exemplo, algum tipo de sangramento no tracto urinário superior, como o que se origina de um tumor do ureter ou do bacinete, pode provocar uma cólica renal devido aos coágulos que se podem formar.


2 - SINTOMAS E CAUSAS


Quais são os sintomas da cólica renal?

O sinal de alerta mais comum da cólica renal é uma dor intensa na região lateral do lado afetado do corpo, entre as costelas inferiores e a bacia. Essa dor pode irradiar para as costas, virilha ou parte inferior do abdómen. A cólica renal pode vir em ondas e muitas vezes é acompanhada por náuseas e vómitos.

Outros sintomas que podem aparecer em combinação com a cólica renal incluem:

  • Dor ao urinar.
  • Sangue na urina.
  • Urina turva.
  • Mudanças na urina, como urina com mau cheiro, urinar mais ou menos do que o normal ou uma necessidade urgente de urinar.
  • Cristais na urina.
  • Febre.
  • Calafrios.


O que causa a cólica renal?

Os cálculos nos rins são a principal causa da cólica renal. Se o cálculo restringir o fluxo de urina, pode causar aumento da pressão e inflamação.

Os cálculos podem se formar no seu trato urinário por várias razões, incluindo:

  • Desidratação.
  • Excesso de cálcio na sua urina.
  • Excesso de proteínas na sua dieta.
  • Certos medicamentos.
  • Doenças do seu tracto gastrointestinal, como colite ulcerosa ou doença de Crohn.
  • Hiperparatiroidismo.



3 - DIAGNÓSTICO E EXAMES


Como é que a cólica renal é diagnosticada?

Tudo começa pela análise dos sintomas e histórico médico. Para confirmar o diagnóstico de cólica renal, pode ser realizada:

  • Uma tomografia computadorizada (TC) do seu tracto urinário (com ou sem contraste).
  • Ecografia dos rins.
  • Radiografias abdominais.
  • Análises ao sangue e urina



4 - TRATAMENTO


Qual é o melhor analgésico para cálculos nos rins?

Analgésicos como paracetamol, tramadol, ibuprofeno, naproxeno e diclofenac, podem ajudar a aliviar a cólica renal leve. Se tiver dor intensa, poderão ser necessários medicamentos mais fortes.


Como aliviar a cólica renal?

O tratamento  depende do tamanho  do seu cálculo urinário:


  • Tratamento de cólica renal para cálculos pequenos (até 7 mm)

Se  tiver um pequeno cálculo urinário, pode ser capaz de eliminá-lo espontaneamente. Neste caso, a prioridade é tratar a dor com analgésicos/ anti-inflamatórios, podendo também utilizados medicamentos para relaxar o músculo do ureter, assim aumentando a provabilidade de expulsão do cálculo.


  • Tratamento de cólica renal para cálculos grandes (maiores que 7 mm)

É menos provável que consiga eliminar cálculos maiores. Portanto, pode ser necessário um procedimento para removê-los, como:

Ureteroscopia com laser: o urologista insere um tubo fino e iluminado com uma pequena câmera em sua uretra. Isso ajuda a encontrar e remover o cálculo ou parti-lo em pequenos pedaços  e remover os fragmentos.

Duplo J/ Stent ureteral: nalguns casos, o urologista pode colocar um catéter duplo J/stent no seu ureter para aliviar temporariamente a obstrução. Mais tarde será necessário um novo procedimento para remover o(s) cálculo(s) que estava(m) a causar obstrução.

Litotripsia por ondas de choque. Neste procedimento, ondas de choque são direcionadas para os seus cálculos urinários para fragmentá-los em pedaços mais pequenos. Pode então eliminar esses fragmentos ao urinar.


O tratamento também depende da localização dos cálculos. Os que se encontram na porção mais baixa (final) do ureter têm maior probabilidade de serem expulsos sem intervenção do que aqueles que se localizam na porção alta (inicial) do ureter.



5 - PROGNÓSTICO


Quanto tempo dura a cólica renal?

As ondas de cólica renal podem durar de 20 a 60 minutos. A maior parte das crises é resolvida em poucos dias com o tratamento farmacológico adequado.


O que devo fazer depois?

Mesmo que a dor desapaeça, deve ser realizar uma ecografia renal 2-3 semanas após o início da cólica renal. Este exame tem como objectivo avaliar se já não existem sinais de obstrução renal. Como os rins não podem tolerar uma obstrução prolongada, no caso de persistirem sinais de obstrução nessa ecografia,  deve imediatamente consultar um urologista. Será necessário resolver a obstrução a curto prazo, para evitar que o rim perca parte da sua função definitivamente.



Share by: