Litotrícia extra-corpórea por Ondas de Choque

Litotrícia Extra-Corpórea por Ondas de Choque (LEOC)


O que é a Litotrícia Extracorpórea por Ondas de Choque (LEOC)?

A Litotrícia Extracorpórea por Ondas de Choque (LEOC),é um tratamento comum para cálculos nos rins. Neste procedimento, ondas de choque de alta energia são direccionadas para os cálculos renais, partindo-os em fragmentos mais pequenos menores que podem ser eliminados através do aparelho urinário.


Quando é que se recomenda a LEOC?

A LEOC funciona melhor para tratar cálculos pequenos (até 2cm) no rim ou na parte superior do ureter. O tamanho do cálculo, a sua localização, outras questões de saúde e o tipo corporal são considerados antes de optar pelo tratamento com LEOC.


Quem não é um candidato adequado para a LEOC?

A LEOC pode não ser adequada para pessoas com cálculos muito grandes (>3 cm), cálculos de determinadas substâncias, mulheres grávidas, pessoas com problemas da coagulação, presença de aneurismas e cálculos em certas partes do tracto urinário.


Como é realizada a LEOC?

Durante a LEOC,  será posicionado/a numa uma mesa acolchoada, sobre uma almofada cheia de água. O procedimento não requer incisões, mas necessitará de alguma forma de analgesia para se manter confortável. As ondas de choque são direcionadas para o cálculo através de imagens de raios-X ou ecografia. As ondas partem o cálculo em fragmentos mais pequenos.


Quais são os riscos e benefícios da LEOC?

A LEOC tem a vantagem de tratar cálculos nos rins sem incisões, reduzindo a necessidade de hospitalização e acelerando a recuperação. No entanto, nem sempre é eficaz, nalguns casos, podem ser necessários tratamentos adicionais. Os riscos incluem obstrucção no ureter, sangue na urina, infecção e desconforto temporário. 


Qual é aa taxa de sucesso da LEOC no tratamento de cálculos nos rins?

O sucesso da LEOC varia dependendo do tamanho, localização e tipo do cálculo, bem como das características do doente. Geralmente, entre 70% e 90% das pessoas que são bons candidatos à LEOC ficam livres de cálculos três meses após o tratamento.


O que esperar após a LEOC?

A recuperação após a LEOC é relativamente rápida. Poderá sentir algum desconforto, ver sangue na urina e apresentar dor ligeira. A maior parte das pessoas pode retomar as suas atividades diárias normais no espaço de alguns dias.


Existem outras opções de tratamento para pedras nos rins?

Sim, além da LEOC, existem outras opções de tratamento, como a cirurgia intra-renal retrógrada (RIRS) e a nefrolitotomia percutânea. A escolha do tratamento dependerá das características do cálculo e do paciente, bem como da avaliação dos riscos e benefícios de cada técnica.



Lembre-se de que cada caso é único, e é importante discutir a suas preocupações e expectativas com seu médico antes de optar por qualquer tratamento.

Share by: